Qual o perfil do profissional?
O professional de Tecnologia da Informação (TI), tem interesse no aprendizado de lógica de programação, que tenha facilidade em manusear dispositivos tecnológicos e que tenha a criatividade para criação e prototipagem de dispositivos eletrônicos autônomos que interajam com o ambiente e conecte-se à Internet coletando e submetendo dados. Praticar a busca incessante por novos conhecimentos e tendências tecnológicas. Para este profissional o processo de pesquisa e desenvolvimento deve ser alinhado a uma habilidade imensa na autoaprendizagem.
Como é o mercado de Internet das Coisas?
Os profissionais da área de IoT encontram um mercado de trabalho amplo no Brasil e exterior, ainda mais, com os investimentos (público/privado) em pesquisas e desenvolvimento. Existem muitas propostas, mas ainda algumas são experimentação, com isso, os profissionais deste meio deverão estar alinhados e habituados as mudanças repentinas de tendências e avanços tecnológicos. É um dos mercados atuais mais promissores e desafiadores considerado um precursor de uma revolução tecnológica e o surgimento da terceira fase de evolução da Internet sendo esta conhecida como a Internet das Coisas (IoT).
O que precisa conhecer?
Conhecimentos em Tecnologias Móveis, Redes de Computadores, Cloud Computing, Sistemas Embarcados, Eletrônica, Linguagens de Programação (preferencialmente: C/C++, Java e Python), Internet das Coisas (IoT - Internet of Things) e Internet das Coisas Autônomas (IoAT - Internet of Automatic Things).