O que é Big Data?

Big Data faz referência aos 3 Vs que são grande “Volume”, “Variedade” e à “Velocidade” dos dados, necessitando de estratégias inovadoras e rentáveis para extração de valor dos dados e aumento da percepção. Pode-se também considerar os 5 Vs em que são acrescidos os atributos de “Valor” e “Veracidade” dos dados. O que de fato define se o atributo volume requer uma tecnologia de Big Data é a limitação das ferramentas tradicionais para lidar com determinado volume de dados.

Qual o perfil do profissional?

Por se tratar de um profissional da área de Tecnologia da Informação (TI), é indispensável que tenha aptidão para lidar com softwares de banco de dados, gostar de Matemática em especial estatística, é outra característica importante deste profissional. Para acompanhar as novas tecnologias e tendências do setor é preciso ser dinâmico, autodidata e ter muita curiosidade. Esta é uma área que está em constante atualização, novas tecnologias surgem a cada dia, e é preciso acompanhar as novas tendências para se manter competitivo no mercado de trabalho.
 

Como é o mercado de Big Data?

Profissionais da área encontram um mercado de trabalho bastante amplo e inovador no país. Hoje em dia, qualquer empresa utiliza algum tipo de tecnologia para explorar e tirar valor de seus dados. Qualquer empresa necessita explorar os dados armazenados nos mais diversos meios, desde dados em suas bases locais até os dados em redes sociais. O profissional pode trabalhar no setor público ou privado e não é raro encontrarmos profissionais que trabalham como autônomos, prestando serviços para particulares ou empresas de forma terceirizada.
 

O que precisa conhecer?

Cloud Computing, Hadoop, Ciência de dados (Data Science), Análise Descritiva, Análise Preditiva, BI (Business Intelligence), Extração e Transformação de Dados, recursos computacionais de plataformas, linguagens de programação, e sistemas gerenciadores de bando de dados relacionais e NoSQL.